Início   /    
Blog

Game On: Maracatu Rural e Congada viram jogos on-line

Iniciativa inédita do projeto Filhos da Terra usa da gamificação para trazer manifestações culturais brasileiras para as salas de aula e a todos os gamers de plantão

O Maracatu Rural e a Congada estão correndo grande risco, pois os ‘Inimigos da Cultura’ vão fazer de tudo para boicotar essas grandes festas populares brasileiras. E sabe quem pode impedir que isso aconteça? Você! Isso mesmo, o que poderia ser apenas uma fantasia se transformou em enredo de jogos em rede que serão lançados no dia 18 de abril, no Centro de Ensino Fundamental 15, em Taguatinga Sul. Será o momento em que também já estarão disponíveis para todos, através do projeto Filhos da Terra e sua Rede Cultura Game pelo site www.filhosdaterra.org.

De acordo com o idealizador da iniciativa, Eraldo Peres, o primeiro passo é promover a valorização desse patrimônio imaterial brasileiro entre alunos de 10 a 16 anos. “Mas a ideia é ir além das salas de aula, ou seja, professores e alunos. Queremos chamar a atenção dos pais, pesquisadores, curiosos, gamers em geral e brincantes dessas manifestações culturais que precisam ser mais conhecidas e valorizadas pelos brasileiros”, enfatiza.

Apesar de o jogo estar dividido em apenas dois festejos, o projeto pretende ampliar futuramente seu escopo e trazer outras expressões, tendo em vista que esse trabalho de resgate cultural já vem sendo realizado pelos profissionais e pesquisadores envolvidos no projeto há muito tempo. Eraldo, que é fotógrafo profissional, viaja por todas as regiões do Brasil, retratando diversas comunidades e seus costumes únicos.

O Filhos da Terra é um projeto que nasceu da fotografia, mas que, além de galerias e grande acervo e produtos editoriais, hoje reúne em seu site (www.filhosdaterra.org) uma enorme gama de referências textuais, rotas culturais e sua mais recente vertente, a Rede Cultura Game, que agora faz o lançamento desses dois jogos em rede. “Buscamos construir conexões para um futuro novo, aproximando pessoas e grupos e lançando um olhar atencioso sobre nosso patrimônio imaterial”, destaca Peres.

 

Game On

Divididos por festas, os jogos convidam os jogadores a fazerem uma “viagem pelo Brasil” e suas culturas. Vale lembrar que, no momento, somente o Maracatu Rural e a Congada estão online para todo e qualquer internauta, basta acessar a aba Rede Cultura Game no site Filhos da Terra e sair jogando. No futuro, teremos também as gamificações de várias outras expressões culturais que fazem parte do projeto, entre elas a Vaquejada, o Vale do Amanhecer, a Marujada e Ayahuasca – A Doutrina do Santo Daime.

E como o jogo acontece? Ao entrar no ambiente virtual, já nos deparamos com cenários que reproduzem os ambientes da Congada e do Maracatu Rural. O personagem Beto, que é âncora de um telejornal, atua como um “mestre de cerimônias”, convidando os jogadores a uma série de tarefas que irão impedir os Inimigos da Cultura (os vilões) que só querem atrapalhar a realização dos festejos. Ao longo das fases, várias informações e figuras típicas vão sendo apresentadas (como o Caboclo de Lança e a Dama do Paço), proporcionando assim um processo educativo fluído, lúdico e atual.

Em cada festa, trazemos uma pequena história, onde o jogador irá aprender as origens e os costumes de cada manifestação cultural”, explica o Game Designer da MAD Pixel, Gabriel Andrade. “Além dos pequenos desafios, o jogador pode participar de ensaios rítmicos do Maracatu; uma corrida pelas praças da cidade recrutando pessoas para a Congada ou ainda treinar seus reflexos como Lanceiro. O verdadeiro intuito do jogo é apresentar as culturas do povo brasileiro para o jogador, além do entretenimento”, completa.

 

O Projeto

Filhos da Terra é um projeto de pesquisa, documentação e divulgação da cultura popular, voltado para estudantes, educadores da rede pública e privada, brincantes, grupos de cultura e profissionais de arte, pesquisa e educação. Utilizando recursos fotográficos, impressos, multimídia e gamificação como linguagem de comunicação, o projeto busca registrar memórias de povos e territórios, contribuindo para a educação, difusão e valorização do patrimônio imaterial brasileiro. Com seu acervo e produtos editoriais, o projeto busca construir conexões, aproximando pessoas e grupos e lançando um olhar atencioso sobre nosso patrimônio cultural.

Todo o seu conteúdo está disponível no site www.filhosdaterra.org, assumindo a responsabilidade de contribuir como uma ação em prol da educação patrimonial. Dessa forma, ele colabora com informação e conhecimento da cultura popular brasileira, disponibilizando, gratuitamente, todos seus registros materiais para atividades de educação patrimonial, sensibilização, vivência, interação e valorização das festas populares. Além da parte editorial, das galerias fotográficas, dos vídeos, dos cadernos de cultura, os games apresentam de forma lúdica e de aventura os conteúdos do Maracatu Rural e da Congada, visando a sensibilização de estudantes, educadores e fazedores da cultura popular.

 

Serviço

Lançamento dos games Maracatu Rural e Congada
Quando: 18 de abril 2024
Onde: Centro de Ensino Fundamental 15, Taguatinga Sul
Acesse e jogue: Rede Cultura Game no site www.filhosdaterra.org

Assessoria de Imprensa
Tátika Comunicação @tatikaturra
Kátia Turra: 61 992247294

Compartilhe:

Categorias

Categorias

Confira também

Pular para o conteúdo