A mostra, que ficará aberta ao público no Espaço Cultural Renato Russo, reúne cerca de 80 fotografias feitas por pessoas com deficiência (PCDs) que participaram das atividades.
A segunda edição do projeto Vivências Inclusivas reafirma o papel transformador da arte na promoção da inclusão social. Ao utilizar a fotografia como uma ferramenta de expressão e empoderamento, o projeto demonstra o quanto a arte pode servir de ponte entre as diferenças e fortalecer a representatividade de pessoas com deficiência no campo cultural. O resultado desse trabalho poderá ser apreciado pelo público em uma exposição que ficará aberta à visitação no Espaço Cultural Renato Russo, de 5 a 30 de novembro.
Fruto das saídas fotográficas realizadas no Parque Olhos D’Água, a mostra “Nada Sobre Nós, Sem Nós” tem como tema a beleza e delicadeza da natureza, capturada pelos alunos do Instituto Nossa Senhora do Brasil (INOSEB), da APAE Sobradinho e da Associação dos Surdos do Gama. Sob a supervisão da fotógrafa e educadora Isabella Gurgel e do fotógrafo Eraldo Peres, os participantes tiveram a oportunidade de aprender conceitos essenciais da linguagem fotográfica, como fotometria, composição e técnicas básicas da arte fotográfica. “O que esses alunos conseguiram fazer é incrível. Eles capturaram a essência e o espírito vibrante da natureza no Parque Olhos D’Água, revelando uma sensibilidade estética impressionante”, comenta Isabella Gurgel, destacando a qualidade das fotografias produzidas.
Juju Peres, idealizadora do Vivências Inclusivas, que conta com o patrocínio da Lei Paulo Gustavo, também participou das saídas fotográficas e terá obras na exposição. Juju, que cresceu em um ambiente familiar de fotógrafos e desenvolveu sua paixão pela fotografia desde jovem, reforça o objetivo do projeto: “Queremos romper barreiras culturais e criar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para pessoas com deficiência, como eu, contribuindo para sua inserção no mercado de trabalho.”
Mais do que capacitação técnica, o projeto se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial ao ODS 10.2, que visa à redução das desigualdades. A exposição busca promover não só a inclusão, mas também conscientizar a sociedade sobre a importância de abraçar as diferenças e valorizar a diversidade humana.
Com atividades voltadas a alcançar até 5 mil pessoas, entre visitantes da exposição e espectadores do mini documentário que será exibido junto às fotografias, o projeto reforça seu impacto cultural e social no Distrito Federal. O Vivências Inclusivas não é apenas uma iniciativa artística; é um movimento que reafirma o compromisso com a inclusão, a igualdade e a diversidade, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Parceria
A Lente Cultural está entre as instituições apoiadoras do projeto “Vivências Inclusivas”, contribui de forma significativa para o fortalecimento da inclusão social e o acesso à cultura. Essa parceria reforça nossa missão de integrar e promover a cultura de maneira acessível e colaborativa, ampliando seu impacto e relevância no cenário cultural e social. Para o presidente da instituição, Sérgio Almeida, “a cultura é o fio que tece a inclusão e transforma realidades. Nosso compromisso é ser essa ponte que conecta pessoas, inspira mudanças e promove um futuro mais equitativo.”. Diz ainda, que a fotografia é uma linguagem que permite que todas as possam se expressar, se comunicar com o mundo de alguma forma.
Serviço
Exposição “Nada Sobre Nós, Sem Nós!”
Onde: Espaço Cultural Renato Russo
Quando: De 5 a 30 de novembro de 2024
Horário de Visitação: Terça a Domingo das 10h às 20h
Vivências Inclusivas
www.vivenciasinclusivas.com.br / @vivenciasinclusivas
Assessoria de Imprensa
Tátika Comunicação e Produção
@tatikaturra
Kátia Turra – (61) 99224-7294